quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O Jejum, na Igreja católica.

Em princípio, é preciso constar que o Jejum não é advindo de um Mandamento da Lei de Deus, mas, sim, é um mandamento da Igreja. E tem como finalidade, a caridade.
Então,  que nunca se esqueçam da nossa "regra de ouro": Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

São 10 os Mandamentos da Lei de Deus:
1  - Amar a Deus sobre todas as coisas;
2  - Não tomar seu santo nome em vão;
3  - Guardar domingos e festas de guarda;
4  - Honrar Pai e Mãe;
5  - Não matar;
6  - Não pecar contra a castidade;
7  - Não roubar;
8  - Não levantar falso testemunho;
9  - Não desejar a mulher do próximo;
10- Não cobiçar as coisas alheias.

São 5 os mandamentos da Igreja:
1  - Participar da missa inteira aos domingos, de outras festas de guarda e abster-se de ocupações do trabalho.
2  - Confessar-se ao menos uma vez por ano;
3  - Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressureição;
4  - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja;
5  - Ajudar a Igreja em suas necessidades.

Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica: Os mandamentos da Igreja situam-se na linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta.
O caráter obrigatório dessas leis (mandamentos) da Igreja tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo.

Específicamente quanto ao objeto deste artigo - o jejum - o mandamento da igreja se aplica aos maiores de idade, até aos 60 anos e tem que ser entendido como uma forma de penitência interior, uma preparação para o católico aprender a viver as renúncias. Desse modo, não deve ser encarado como um sacrifício, mas sim, como um meio de responder a um apelo de Jesus à conversão do coração. É uma forma de oração por excelência.

Assim, Jejuar tem que ser uma atitude interior do católico, caracterizado pela alegria e paz interiores, pois se assim não for, será apenas uma restrição e uma privação - o que não é.
A atitude do jejum visa purificar a alma, elevar a mente e submeter a carne ao espírito. O reino de Deus não é questão de comida e bebida.
Logo, o principal não é o jejum, mas sim, a sua finalidade e, por isto, o cristão nunca anteporá o jejum à caridade. O jejum é um meio para melhor servir a caridade. A caridade é o objetivo de toda a vida cristã.

 "Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto" (Mt 6, 16-17).