segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Filosofia é um bem.



A Medicina é um bem, mas alguns médicos, diferentes da maioria, usam-na mal, mas isto não tira - da Medicina - o seu caráter de bem.

Certa professora - de fato, o que ela é - utiliza-se da Filosofia para, de forma vã, procurar influenciar as mentes menos preparadas e mais ingênuas.

Como formadora de um  partido político, usa a Filosofia para criar uma militância de antolhos, com uma única visão - no seu ver, da verdade absoluta -, a que todos deverão seguir, sem questionamentos. Assim, todo e qualquer contraditório deve ser encarado como pensamento de uma direita reacionária.
Nada tão comum, tão idêntico ao comportamento da própria direita, que também age da mesma forma.

Tal professora - de fato, o que ela é - , como formadora de um partido político, objetiva dotar seus formandos de recursos e talentos para empolgar, galvanizar e desse modo dirigir as massas. Formar, com seu mister, lideres e militantes políticos que pouco ou nada tem a ver com o que se considera um sistema democrático. Líderes e militantes políticos que só dependam da massa democrática na medida em que seus recursos e talentos devessem estar organizados para um eventual domínio sobre elas. E muito desse domínio constituído por vias fisiológicas.

A Filosofia e os Filósofos criticam em tais professores de filosofia, justamente, essa idéia de educação  que perde o seu magistério sobre a sociedade e se deixa corromper pelas distorções da militância política. Tais professores, inclusive, já contaminados por estas distorções.
Claro, não são todos e nem a maioria, mas tais professores de filosofia, como a professora – de fato, o que ela é – , na contra-mão da Filosofia e dos Filósofos, utilizam-se mal da Filosofia como uma ferramenta de prática de domínio, de conquista das massas, através do verbo e da retórica. 

Isto não é Filosofia !  Estes não são Filósofos !

A Educação e como tal, a Filosofia, não pode e não deve estar subordinada a qualquer forma de organização social, a qualquer tipo de sistematização política.

A Filosofia é um livre-pensar, um aprender a pensar, livremente. É, citando Mário Vieira de Mello: “... quando um homem, saturado das idéias de seu tempo, adquire suficiente liberdade para decidir se deve ou não aceitar essas idéias.”

E ainda, parafraseando o filósofo Jacques Maritain: A Filosofia é como a Medicina; o homem pode usar mal e para o mal Medicina e Filosofia, que em si mesmas são boas, enquanto usando tanto da sabedoria como da virtude, ele não pode usa-las senão para o bem.