segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Tenha Fé !

Li recentemente de uma pessoa amiga, adoentada: "Daqui a pouco vem alguém e diz que se eu tiver fé, ficarei curada."
O que significa quando dizemos: Tenha fé !
Para nós, que temos fé, ter e manter a fé não significa que estaremos livres de todo e qualquer problema, ou que ficaremos curados de toda e qualquer doença.
Não, não é isto que significa ter fé.
Ter e manter a fé significa não se entregar à problemas, à dor, a sofrimento, à doença, mas sim, mesmo com problemas, com dor, com sofrimento, com doença, não deixar de lutar. Não deixar de acreditar que há uma força que nos dá forças para enfrentar todas essas dificuldades e que essa força chega a nós pela fé.
Então, quando desejamos a alguém que mantenha a fé, estamos desejando exatamente isto e não estamos dizendo ou garantindo que tudo vai sumir num estalar de dedos, só por ter fé. Isto não é fé.
Por outra, pesquisas sérias tem chegado à conclusão de que a fé realmente faz diferença num tratamento de qualquer doença, até pela predisposição positiva de enfrentamento da adversidade, mas não basta dizer: tenho fé. Não. Ter fé é mais que isto.
Posso desejar a alguém que tenha fé, mas isto não fará com que esse alguém tenha fé. A este desejo, a este convite, cada um está livre para responder sim ou não. Ter fé passa, antes de tudo, por uma liberdade individual de escolha, pois só uma convicção verdadeira dá a paz e serenidade para esta adesão, livre, à fé.
A fé é o fundamento da esperança, como dizia Pe. Leonel Franca, e esperança é o que fundamentalmente procuramos transmitir a alguém quando desejamos: Tenha fé!
Então, quando desejo que "tenhas fé" , não estou pensando em conversão, ou que todo o mal irá simplesmente desaparecer. Não.
Quando desejo que "tenhas fé", estou me unindo a você na esperança de que a fé te torne forte o suficiente para enfrentar a adversidade pela qual você está passando.
Estamos juntos.
Tenha fé!