sábado, 11 de outubro de 2014

Direita e Esquerda radicais - Gêmeos siameses.


Como gêmeos siameses ligados, um pelo seu lado esquerdo, outro pelo seu lado direito, a direita radical e a esquerda radical, embora procurem passar uma aparência diferente, são absolutamente iguais e, inclusive, comungam pela intercessão, de objetivos comuns, mesmo que o busquem por práticas diversas, um operando pela "via livre" direita; outro, pela "via livre" esquerda.

Se, por exemplo, um desfere sua mão pesada nas minorias, outro faz o mesmo com a classe média que "ousou" emergir à custa de esforço e méritos próprios; mas ambas - direita e esquerda radicais - comungam a mesma intolerância por todos que PENSAM DIFERENTE de suas determinações e, portanto, não sabem conviver e não aceitam conviver com a divergência, com o contraditório.

Ambas - direita e esquerda radicais - não aceitam que a melhor via é aquela que pode ligar a "via livre" direita diretamente à "via livre" esquerda e que MODERA, TOLERA e CONVIVE com posições divergentes, mas que busca a conciliação e a moderação das posições.

Conciliação e moderação porque, claro, é impossível atender a todas as posições de um só lado.

Conciliação e moderação porque é preciso entender que NÃO EXISTEM só 2 lados, mas também todo o "lado", o caminho, entre um e outro. E esse caminho é o da MODERAÇÃO, da TOLERÂNCIA, da CONCILIAÇÃO.

E um dos veículos mais importantes e primordiais para percorrer tal caminho é, sem dúvida, o da ALTERNÂNCIA.

Saudável oxigenação para a cena política, a alternância, possibilita que todas as tendências possam se manifestar, aprimorar e propor seus projetos de governança, da mesma forma que possibilita também a melhoria de uma oposição pluralista e de fiscalização séria e idéias fecundas.

Essa alternância deve ser uma excelente oportunidade de revisão de projetos, sejam de situação, sejam de oposição e tanto mais inteligentes serão aqueles que compreenderem a importância da TOLERÂNCIA, da MODERAÇÃO e da CONCILIAÇÃO para um bom projeto político.

Mudanças são necessárias e essenciais para uma Democracia forte !