quinta-feira, 27 de julho de 2017

Outras vidas ?






O Estado laico.


     A ausência de um cultivo e desenvolvimento exato e compreensivo dos fatos gera em pessoas menos preparadas uma ignorância que, em geral, é aproveitada por aqueles que se pretendem guias de comportamento e de moral e, não raro, atingem esse objetivo ao depararem com jovens ainda verdes no conhecimento, bem como naqueles, nem tão jovens, mas que se acostumaram a seguir palavras de efeito, ao invés de procurar conhecer e compreender o sentido dos fatos.

     Primeiro é preciso esclarecer que: O Estado que persegue religiões é chamado de Estado Ateu. Essa prática é comum em países que adotam o marxismo-leninista como ideal de governo. Nesse tipo de Estado não há permissão de confrontos de idéias, pensamentos, religiões ou algo que contrarie o poder dominante, portanto, a religião - como outras formas de pensamento ou opinião - deve ser banida. Por outra, no Estado Ateu há um profeta (Marx), livros sagrados (O Capital, Manifesto do Partido Comunista) e lugar de culto (o Estado comunista). A diferença é a intolerância com o divergente ou dissonante.

     Laicização não deve significar mutilação e Estado laico não significa proibir religião, ou manifestação religiosa. É exatamente o inverso.

     Contrário ao que apregoam algumas postagens e declarações, como se um Estado laico obrigasse a uma proibição de religiões, o artigo 19, da Constituição Federal ao invés de proibir, antes, garante que o Estado, por ser laico, não prefira, não participe ou privilegie qualquer religião e , sim, afiance a liberdade de culto religioso, sem qualquer interferência estatal – esta, sim, vedada.

     Ainda como um todo – como deve ser entendida - , a Constituição Federal, no artigo 5, itens IV e VI determina que “é livre a manifestação do pensamento ...”, assim como “é inviolável a liberdade de consciência e de crença ...” .

     Isto significa que, ao contrário do que o patrulhamento que alguns tentam fazer e impor, É garantia de direito qualquer manifestação de crença, de qualquer crença, por qualquer cidadão e, portanto, não faz qualquer sentido querer cassar  qualquer manifestação ou expressão religiosa, de qualquer religião, POR CONTA DE SER O ESTADO LAICO.

     Religião e Estado tem sim que estar separados, mas Estado Laico significa Estado que respeita toda e qualquer manifestação religiosa e toda e qualquer religião, sem preferir ou tender para qualquer uma e, também, sem pretender determinar ou legislar sobre a educação religiosa. A educação religiosa é, primeiramente, uma tarefa familiar. Mais que o que se poderia aprender na escola sobre isto, pode e deve ser aprendido em família. "Passe mais tempo com seus filhos, converse sobre as convicções espirituais que tem, pois, os critérios e as raízes se estabelecerão na naturalidade do bate-papo cotidiano do lar." (Tiago Cezar - O Diário de Teresópolis)

     A melhor maneira de evitar os antolhos impostos por lideranças, ou grupos e pessoas de má-fé, ou sem verdadeiro conhecimento de causa, é o conhecimento exato e compreensivo dos fatos e o exercício do livre-pensar.